Coragem para mudar: 5 lições que a Cabalá me ensinou

Como eu conheci a Cabalá

4

Nos últimos 6 anos eu tenho passado por diversas  mudanças na minha vida. Há 4 anos eu decidi assumir uma mudança interna.

O que aconteceu para eu tomar essa decisão?

Primeiro eu estava desiludida com a minha vida. Não tinha vontade de ser eu e de estar onde eu estava. O meu nível de crítica comigo estava tão alto que eu tinha certeza que eu era uma impostora. Eu consegui me convencer que eu passei em um mestrado e consegui uma bolsa de estudos por pura sorte, por exemplo.

Segundo, quando eu percebi eu estava entrando em um lugar escuro que eu já conhecia: a depressão. Eu convivi e lutei com a depressão praticamente minha adolescência inteira. Então eu me vi mal de novo, entrando naquele looping de negatividade, dor e tristeza.

Eu não sabia bem o que fazer, mas comecei a fazer terapia. E a terapia me ajudou. Claro, eu vejo isso olhando para trás. Não de onde eu estava.

Eu comecei a terapia em 2014 quando eu estava começando o mestrado. Não estava sendo fácil, definitivamente.

Mas, o ponto de virada, aquilo que eu considero ter sido o divisor de águas da minha vida foi eu entrar para um grupo de Cabalá em 2015.

Naquele período, eu estava sentindo novamente a ausência de algo que não é material. Estava desconfiada que esse mundo não é o suficiente e que não significa nada se não existe Deus. Essa angústia não desaparecia. Eu comecei a ficar nervosa, angustiada, nada e ninguém eram bons. Meu relacionamento começou a se deteriorar. A nuvem negra começou a se instalar. Eu estava detonada de novo.

A coragem para mudar é uma decisão 

Mas, então eu entrei no grupo de Cabalá

Não. Não aconteceu uma mágica. Eu não melhorei do dia para noite.

Na realidade, na espiritualidade (e talvez em tudo na vida) antes de começar a melhorar, há uma piora vertiginosa. E muitas pessoas desistem nesse ponto. Mas, essa piora é a construção das fundações espirituais de uma pessoa, assim me ensinaram. E hoje vejo que é verdade.

3

Não tenha medo. Não tema dar o mergulho para dentro de si. Essa é a verdadeira jornada. É a jornada da vida de uma pessoa. E tudo o que fazemos na vida é para nosso crescimento espiritual – seja através da dor ou aceitando o processo.

Foi o que fiz. Mas eu já tive medo na minha vida. Um medo paralisante. Eu alcancei um nível de medo que tive medo de sair de casa. Literalmente tive crises de pânico. Houve uma época quando eu tinha 17-18 anos que eu não saía de casa. Simplesmente por medo.

De onde vem esse desejo de mudar que empurra você? Que te faz lutar contra a depressão, o medo, a dor e mudar a si mesmo?

Eu acredito que tudo está na decisão. Eu não queria mais sentir medo, angústia, indecisão, desespero e dor. Eu comecei a detestar me sentir fraca e vítima.

Então, na minha percepção, o meu desejo de mudar e ser outra Águeda atraiu a mudança. E o grupo de Cabalá fez toda a diferença para mim. A terapia também foi determinante.

Como eu falei acima, a mudança não aconteceu de imediato. Eu me lembro de quando eu entrei no curso sobre literatura e Cabalá na minha faculdade, e comecei a ouvir o professor falar, eu senti no meu coração que era aquilo. Eu lembro perfeitamente de pensar: “É isso!”. Hoje eu olho para trás e penso: “Nossa, o que era que eu sabia?”. Mas, tem coisas que o coração/alma entendem. É aquilo que chamamos de intuição.

E desde então eu sou cabalista. A minha vida deu uma volta completa. Eu sou outra pessoa no meu coração, na minha mente e na minha vida. Devo dizer que em muitos momentos eu pensei: “Eu não preciso disso. O que eu estou fazendo aqui?” Porque não é fácil assumir a sua vida, assumir a mudança que você deseja. Todos os dias é um compromisso com você e com a mudança que SOMENTE VOCÊ pode realizar.

Pela minha experiência, para efetuar uma mudança real, profunda e significativa em sua vida, você precisa:

  • Tomar a decisão de mudar lá no seu íntimo. É um sentimento muito forte de não poder mais continuar a ser quem você é e estar onde você está.
  • Ter coragem. Mas como ter coragem? A questão é que você não acorda corajoso. São pequenos passos corajosos que você precisa tomar todos os dias. Veja, por exemplo, eu tinha pânico de sair na rua. Então eu comecei a enfrentar isso, comecei a sair por uns minutos e fui aumentando. Isso é um passo. Você não precisa ver a escada inteira. Toda ação na vida humana é um salto de fé que damos, porque NADA ESTÁ GARANTIDO. E isso exige coragem.
  • Por isso é importante valorizar seus pequenos passos. Porque juntos eles são o grande passo. Pensa comigo: não existe mudança derradeira, isso é um processo.

5 lições que aprendi com a Cabalá sobre ter coragem para mudar de vida

1

Hoje eu acredito que aprendi lições importantes na Cabalá no que refere a ter coragem para mudar de vida. Para agir e não somente querer mudar. Por isso vou compartilhar as 5 lições que aprendi na Cabalá e que considero determinantes para ter coragem de mudar efetivamente. Confira:

  1. Não desejar o desejo do outro. Essa lição é a mais importante da vida de uma pessoa. Conseguir não desejar o desejo do outro, isto é, não se importar com o que os outros vão pensar de você, com o que vão falar e não querer que o outro queira o que você quer. Simplesmente aceitar o outro. E aceitar a sua individualidade. Mais do que isso, assumir a sua vida. A sua vida é sua. As suas escolhas são suas. As outras pessoas não precisam concordar. Elas não precisam querer o que você quer. E você não precisa ter angústia sobre a opinião dos outros. Quando se trata da alteridade, a única coisa que importa é a regra de ouro: “não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”, e alcançar o “amor ao próximo”. Sim, existe uma diferença entre agir de maneira correta e amar. No meu próximo artigo veremos isso.
  2. Deus não te ajuda se você não se ajudar. Conhece a lei da atração? Pois é, é verdade. Você precisa definitivamente saber o que deseja e estabelecer objetivos. Não existe “Não sei”, “Talvez”. Assuma o que você quer. Você tem um sonho? Maravilhoso. Mas sonhar sem estabelecer metas e objetivos não ergue seu sonho. O pensamento é a maior força do universo e tudo o que você pode imaginar você pode criar. Seja sincero e realista com você. É muito importante também visualizar e SENTIR NO PRESENTE que você alcançou seu sonho. Você precisa alcançar o SENTIMENTO DE CERTEZA. Sentir em seus ossos e nervos e entranhas que você possui/alcançou seu sonho.Quer uma dica? Pegue uma folha ou um caderno. Nele comece anotando: Notas sonhos objetivos organização (1)
  3. Tudo o que existe é o desejo de receber e o desejo de doar. Por isso, você precisa desejar mudar intensamente. Eu aprendi na Cabalá desde o primeiro dia que entrei no meu grupo que tudo o que foi criado foi o desejo de receber. É do desejo de receber que surge toda a criação. No fundo, nosso desejo de receber é um desejo de receber a luz de Deus/Energia/Princípio. Logo, se você não deseja mudar sua vida, você simplesmente não vai mudar sua vida. Querer não é desejar. O desejo é mais intenso. Sabe quando você quer tanto algo que pensa todos os dias sobre isso? Sabe o sentimento de não poder viver sem algo? Isso é desejar. Portanto, você precisa saber o que deseja. E quando chegar a uma resposta, preste atenção nos sentimentos. Pergunte a si mesmo: O que eu realmente desejo? Qual o sentido da minha vida?Qual o meu propósito?
  4. Dividir tarefas e problemas em pequenas partes. Essa é uma lição que aprendi na Cabalá, porque o processo espiritual possui muitos degraus e definitivamente é um degrau por vez que você sobe. Mas René Descartes já falava disso. E é uma lição para tudo nas nossas vidas. Principalmente quando temos tarefas difíceis. O monstro fica menor. Você deseja mudar sua vida? Isso não vai se realizar da noite para o dia. Comece do lado de dentro. Questione-se. Entenda seus sentimentos. Comece a meditar. Reflita. Descubra o que realmente deseja para sua vida. Comece a praticar exercícios físicos. Melhore sua alimentação. Todas essas pequenas mudanças te ajudam a mudar sua energia e consequentemente sua vida. Desse modo você se torna mais positivo e atrai o que é necessário para alcançar seus sonhos.
  5. Confiar no processo e confiar em Deus. Você precisa dar um salto de fé. Não acredita em nada do que digo? Você está mais do que certa. Você precisa testar e atestar por si mesma se o que eu estou dizendo é verdade. Não acredite em mim, apenas teste. Mas, uma vez que você começar a perceber que funciona, é inevitável confiar no processo. E se não confia ainda, se esforce para tal, porque o processo tem um propósito: levar você onde está seu desejo. O que você deseja já existe. Você caminhará até ele. Além disso, confiar em Deus, mesmo que as coisas não saiam como você planejou ou imaginou é incrível. Confie em Deus, mesmo que você ainda tenha medo e insegurança. Mas confie Nele e dê o passo. Dê o passo que você quer dar. O medo é combatido quando enfrentamos o medo ao dar o passo. A confiança é plena. E quando você sente confiança, você sabe. O medo foi embora. Confie!

Apoie a minha campanha e me ajude a manter este blog!

2

Se você tiver alguma ideia ou experiência para compartilhar vou adorar te conhecer melhor.

Deixe seu comentário. 

Compartilhe nas mídias!

Siga meu Instagram e me ajude a crescer!

🙂

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por aguedamars

Blogger (e filósofa nas horas vagas). Apaixonada por desenvolvimento pessoal e espiritualidade.

Se junte à conversa

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Flor de Laranja

Nasces-te original, não morras uma cópia...

Blognayaraa

UM blog de moda,beleza enfim tudo no universo feminino

Favo de Fel

Onde as doçuras e amarguezas culturais se encontram

Você tá Linda!

Aqui você sempre fica antenada!

Wellytania Thaís

Blog da escritora

Jade Coutinho

Comportamento, resenhas e lugares.

Superinteressante

Acredite no conhecimento. Enxergue SUPER.

Short Story Scribe

© Joe Leonardi

Contos Populares

Contos baseados em ditados populares sem nenhuma pretensão de ser fiel à veracidade dos fatos.

Língua Portuguesa Dinâmica

LITERATURA, AUTORIA, MATERIAIS DIDÁTICOS E DE PSICOLOGIA.

a tal da vida

jornada - cotidiano - pensamentos - emoções

Letras com batom

Escrevendo sobre a vida com a cor do meu batom

coloreh.wordpress.com/

blog da coloreh

Seus Defeitos são suas Qualidades

Filosofia, psicologia, quebra de paradigma e relacionamento humano

psiudotblog.wordpress.com/

"A mulher é uma revolução dentro da revolução. Em frente!"

Gabriele ROMANO 📎 bLOG

Post, news, diary... All the world around me, ALL THE WORDS AROUND YOU

Percursos Literários

"A literatura é uma oferta de espaço" - Georges-Arthur Goldschmidt

Tatiando a vida e lendo o mundo

Eu sou a Tati, Tati Martins, Tatiane. Para alguns amigos, via WhatsApp, apenas Tatu. Sou uma viajante na prática do pé na estrada e na teoria com Sherazades, Bentinhos e Rodrigos (S.M). Simplesmente apaixonada pelo sopro da vida e pelo cotidiano que se abre aos meus olhos sempre espantados com o novo. Tenho urgência de conhecer as 1001 histórias que estão se criando hoje. O meu beco é o horizonte. E os horizontes do meu mundo se traduzem aqui, na minha linguagem.

%d blogueiros gostam disto: